Curiosidades Cinematográficas: Irmãos de Guerra (2001)
A Easy Company, renomada companhia do regime de paraquedismo dos Estados Unidos, foi uma das mais importantes em atividade durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o devastador conflito, que durou de 1939 a 1945, os soldados da Easy participaram de inúmeras missões, saltando através das linhas inimigas e combatendo os alemães nazistas e seus aliados. E foram várias as missões, entres elas, sua participação em eventos marcantes como na invasão na Normandia, que ficou conhecida como o "dia D", a Operação Market Garden e a Batalha das Ardenas.
Tais eventos, e principalmente os seus personagens, foram dramatizados e reapresentados naquela que é considera até os dias de hoje uma das maiores e melhores obras televisivas de todos os tempos. No quadro, "Curiosidades Cinematográficas", saiba mais sobre "Irmãos de Guerra", uma das minisséries mais aclamadas de todos os tempos.
- Contando com 10 intensos, impactantes e emocionantes episódios, ''Band of Brothers'', ou ''Irmãos de Guerra'' no Brasil, é baseado no livro de mesmo nome de 1992 escrito pelo historiador Stephen E. Ambrose, um best-seller que faz parte do gênero de não-ficção. A obra literária relata as ações da companhia Easy e suas perigosas missões de combate aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
- A obra televisiva conta com a produção executiva do ator Tom Hanks e do diretor Steven Spielberg, sendo que ambos já haviam trabalhado juntos em ''O Resgate do Soldado Ryan'' (1998), tido por muitos como um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos.
- Com o intuito de tornar a obra uma representação bem fiel e realista aos acontecimentos reais, Steven Spielberg e Tom Hanks entrevistaram veteranos da guerra sobreviventes da verdadeira companhia Easy. Tanto que ao início de cada episódio, é mostrado os depoimentos reais de cada um deles sobre os eventos narrados no episódio em questão.
- A preocupação com o realismo e veracidade da produção foram tanta que os números são impressionantes. Para reproduzir com o máximo de fidelidade as muitas sequências de batalhas durante da Segunda Guerra Mundial, foram utilizados mais de 10 mil atores figurantes, 700 armas de verdade, 400 armas feitas de borracha e 14 mil caixas de munição para cada dia de filmagens, além da restauração e utilização de tanques de guerra e um avião do modelo C47 autênticos durante algumas sequências.
- O custo de produção de ''Band of Brothers'' foi em torno de 125 milhões, o dobro do orçamento do próprio ''O Resgate do Soldado Ryan'' que na época custou em torno de 70 milhões para ser produzido. Além disso, a minissérie demorou 9 meses para ter suas filmagens concluídas. Tudo isso fez com que durante muito tempo, a obra fosse considerada a produção televisiva mais cara e demorada da história, só sendo superada em 2010 com ''The Pacific'' ou ''O Pacífico'', outra minissérie para a televisão também produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks que também se passa durante a Segunda Guerra Mundial.
- E mesmo que a minissérie acerte em cheio com sua intenção de ser o mais fiel possível a história real da companhia Easy e seus integrantes, algumas liberdades artísticas foram tomadas. Por exemplo, em um dos episódios, é contado que o soldado Albert Blithe faleceu em 1948 por não se recuperar dos seus ferimentos obtidos durante a invasão da Normandia no ''Dia D''. Na verdade, Blithe não apenas sobreviveu como também cumpriu o seu dever, ganhou a Estrela de Prata, uma grande condecoração do exército, serviu na Guerra da Coréia (1950-1953), se casou, teve dois filhos e só veio a falecer em 1967 devido as complicações durante uma cirurgia de úlcera. Outra imprecisão acontece durante o nono episódio, cuja a narrativa se passa em 11 de abril de 1945, onde o Capitão Nixon informa para a companhia a notícia da morte de Adolf Hitler. Contudo, a morte do ditador alemão só aconteceu no dia 30 de abril de 1945, depois que o mesmo tirou a própria vida em um ato de suicídio.
- Outro erro histórico se refere a morte do até então presidente Franklin D. Roosevelt. Também no episódio 9 é relatado que o presidente faleceu em 11 de março de 1945. Contudo, a história real nos conta que ele só viria morrer no mês seguinte, em 12 de abril de 1945. Mesmo com esses erros, entre outros aqui não citados, ''Band of Brothers'' recebeu aclamação do público e da crítica justamente por sua atenção aos detalhes e fidelidade com a história real.
- A minissérie também foi a responsável por apresentar para o público o talento daqueles que viriam se tornar alguns dos maiores astros da indústria cinematográfica americana como Michael Fassbender, Tom Hardy, Michael Cudlitz, Simon Pegg, Dexter Fletcher, Donnie Wahlberg, David Schwimmer, Neal McDonough, Ron Livingston, Colin Hanks e James McAvoy. Todos eles fazem participações significativas ao longo dos 10 episódios.
- Como dito anteriormente, ''Band of Brothers'' recebeu amplos elogios da critica e do publico. No site Rotten Tomatoes, um dos principais agregadores de avaliações para filmes e séries, a minissérie conta com 97% de aprovação positiva entre os críticos. Já entre o público, a avaliação é de 96% de críticas positivas. Ou seja, foi verdadeiramente aclamada.
- Além da ampla aclamação crítica, a minissérie foi indicada para 19 prêmios Emmy, uma das maiores premiações da televisão. Acabou saindo vitoriosa com seis deles, como ''Melhor Minissérie'', ''Melhor Elenco'' e ''Melhor Direção de Minissérie''. Entre as premiações, também foi agraciada com o Globo de Ouro de ''Melhor Minissérie''.
- ''Band of Brothers'' é a primeira minissérie de uma trilogia sobre a Segunda Guerra Mundial produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks. As produções seguintes foram ''O Pacífico'' (2010) e ''Mestres do Ar'' (2024), ambas também aclamadas por público e crítica.
IRMÃOS DE GUERRA (BAND OF BROTHERS - 2001)
Guerra/Drama.
Duração de cada episódio: 60-65 minutos.
Duração total da minissérie: 705 minutos.
Numero total de episódios: 10
Elenco: Damian Lewis, Donnie Wahlberg, Ron Livington, Neal McDonough, Michael Cudlitz, Dexter Fletcher, Tom Hardy, David Schwimmer, Colin Hanks, Michael Fassbender, James McAvoy, Simon Pegg.
Produzida por: Sterphen E. Ambrose, Steven Spielberg e Tom Hanks.
Classificação indicativa: 18 anos
Comentários
Postar um comentário