OS 5 MELHORES FILMES SOBRE VIAGEM ESPACIAL


 Por: Rudnei Ferreira 

Desde muito tempo, o ser humano tem a curiosidade natural de explorar a vastidão do espaço sideral. E desde a suposta viagem realizada pela NASA com a Apollo 11 em julho de 1969, onde o astronauta americano Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar na superfície da lua, as portas para a exploração espacial foram e são cada vez mais constantes, permitindo a humanidade realizar novas descobertas a cada dia mais através das estrelas e até mesmo planetas. Desde que surgiu, a sétima arte se utiliza dessa curiosidade natural da humanidade para criar grandes obras cinematográficas envolvendo a viagem espacial. Confira agora, na opinião desse que vos escreve, alguns dos melhores filmes que tem a viagem e exploração espacial como tema principal. 


2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (2001: A SPACE ODYSSEY - 1968). Dirigido por: Stanley Kubrick 


Começando a lista, não poderia ser com outro se não com o filme que revolucionou não apenas o gênero mas também o cinema como um todo, servindo inclusive de inspiração para muitas outras obras que vieram depois dele, inclusive os demais exemplos presentes nessa lista. A obra-prima escrita e dirigida pelo mestre Stanley Kubrick é uma aula completa de cinema, onde cada um de seus aspectos cinematográficos são perfeitos. Com efeitos visuais revolucionários e incríveis para a sua época, onde nenhum deles envelheceram um dia sequer, ''2001'' conta com uma produção avassaladora, atuações memoráveis, uma montagem perfeita, cinematografia descomunal e planos cinematográficos impressionantes, além de uma das mais belas e majestosas trilhas sonoras da história do cinema. Tudo é de uma beleza atordoante. E mesmo assistindo ou ré assistindo ao filme hoje em dia, fica impossível não se perguntar como Kubrick conseguiu realizar tudo o que vemos na tela em 1968, época onde a tecnologia para o cinema não era tão bem aprimorada. Além do deslumbramento técnico de produção, o roteiro assinado por Kubrick é até hoje um exemplo perfeito de um texto bem escrito e que convida o espectador a pensar e refletir graças a sua complexidade e várias camadas, entregando uma narrativa que fala sobre existencialismo, evolução humana e avanços tecnológicos.

Com tudo isso, Kubrick fez de ''2001: Uma Odisséia no Espaço'' um filme muito a frente do seu tempo. Uma obra-prima cinematográfica visionária e revolucionária que continua perfeita e impecável há mais de 50 anos, o que com certeza ainda irá permanecer por muitos e muitos anos para as futuras gerações cinéfilas apreciadoras do cinema da mais pura qualidade. 


O PRIMEIRO HOMEM (FIRST MAN - 2018) Dirigido por: Damien Chazelle


Muito mais do que contar todos os detalhes por trás da ida do homem a lua, que aconteceu em julho de 1969, ''O Primeiro Homem'' é uma encantadora e comovente história sobre perda, luto, superação e recomeço. E para contar essa história, Damien Chazelle entrega por etapas uma super produção épica que se atenta a cada detalhe, o que faz com que a imersão seja quase que instantânea. A atenção aos detalhes é tamanha que cada cena desperta no público as mais honestas, genuínas e distintas emoções, desde a tensão, nervosismo e ansiedade nas longas sequências dentro dos foguetes e módulos espaciais até as cenas mais tocantes que explora a vida pessoal de Neil Armstrong. Ou seja, o longa é uma deslumbrante jornada em torno dos bastidores envolvendo a viagem da Apollo 11 até a lua e, aos mesmo tempo, um delicado e emocionante drama familiar capaz de levar os mais sensíveis as lágrimas, principalmente por aqueles que se identificam com a dor pessoal do protagonista. 

Muito bem feito, com um design de produção incrível que reconstitui o final dos anos 60 com maestria e efeitos visuais perfeitos, a direção de Chazelle resulta em várias sequencias memoráveis e inesquecível, onde o ápice de tudo isso é a espetacular sequência do pouso na lua, talvez uma das mais lindas do cinema atual, capaz de arrepiar e emocionar até mesmo aqueles que acreditam que tal acontecimento nunca de fato aconteceu. E vale mencionar a igualmente linda trilha sonora, cuja suas variações ao longo do filme a consagram, na minha opinião, como umas das mais belas dos últimos tempos. ''O Primeiro Homem'' é um filme belíssimo em tudo o que se propõe a contar e a mostrar nas telas. E mesmo que já tenha entregado ótimos filmes como ''La La Land'' (2016) e ''Whiplash'' (2014), foi com a épica e emocional jornada de Neil Armstrong que o talentoso Damien Chazelle se aventurou por aquele que considero o seu melhor trabalho cinematográfico até o momento. 


INTERESTELAR (2014) - Dirigido por: Christopher Nolan 


Com claras homenagens e referências á ''2001: Uma Odisséia no Espaço'', Christopher Nolan se propõe a contar ao longo de quase 3 horas uma história de ficção científica apocalíptica com o máximo possível de realismo e dados científicos precisos. Realismo esse que já é uma marca registrada do cineasta por trás de grandes filmes como ''Oppenheimer'' (2023), ''Dunkirk''(2017) e a trilogia ''batman''(2005-2012). E assim como foi o caso já citado de ''O Primeiro Homem''''Interestelar'' é uma épica jornada pela imensidão do espaço que tem como pano de fundo um tocante drama familiar, o que torna esse um dos filmes mais sentimentais do diretor. E como já é esperado de um diretor tão tradicional e amante do cinema das antigas como Christopher Nolan, o filme é um deleite audiovisual, cheio de efeitos visuais práticos incríveis, mas que são bem completados por efeitos digitais de altíssima qualidade e cuidado.  A trilha sonora do icônico compositor Hans Zimmer é épica, grandiosa e emocionante, acertadamente bem inserida nos momentos certos. A cinematografia já é lembrada como uma das mais bonitas da filmografia do diretor e as atuações, como esperado, são ótimas, onde praticamente todo mundo dá o seu melhor. A mensagem de conscientização proposta pelo roteiro também assinado por Nolan é bem clara: precisamos cuidar do nosso planeta, da nossa casa, antes que seja tarde demais. 

Com isso, ''Interestelar'' é uma poderosa odisseia espacial. Ou seja, é o ''2001'' de Christopher Nolan, talvez um degrau abaixo da obra-prima do Kubrick, mas ainda assim, um filme espetacular. 


GRAVIDADE (GRAVITY - 2013)   Dirigido por: Alfonso Cuarón


Explorar a imensidão do espaço sideral é algo realmente fascinante. Agora, ficar perdido e a deriva nessa imensidão, deve ser um verdadeiro pesadelo. E é justamente com esse sentimento de medo e angústia que o premiado e respeitado cineasta mexicano Alfonso Cuarón, de ótimas obras como ''Filhos da Esperança'' (2006), ''Roma'' (2018) e ''Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'' (2004) trabalha nesse filmão de 2013. Ao colocar a sua protagonista, vivida com maestria por Sandra Bullock em um dos seus melhores trabalhos interpretativos até hoje, nessa desesperadora situação, Cuarón mergulha o público em uma tensa e angustiante jornada de sobrevivência enquanto fala de luto e persistência. E mesmo que possua o roteiro mais simples entre os exemplares dessa lista, ''Gravidade'' impressiona pelo seu virtuosismo técnico. A perfeição dada aos efeitos visuais é tão impressionante que a a todo o momento fica a sensação que o longa realmente foi rodado no espaço. A edição é igualmente eficiente, trazendo o principal elemento presente nas obras do cineasta: os planos-sequências sem corte de  câmera, que aqui é o que compõe quase que totalmente o resultado final da obra. E esses momentos incríveis tornam a experiência de assistir ao filme algo quase único e bastante imersivo. Ou seja, é tensão e emoção na medida, o que garante um entretenimento visualmente, auditivamente e narrativamente fascinante, resultado do talento de um dos melhores cineastas em atividade na atualidade. 


WALL-E (2008)  Dirigido por: Andrew Stanton 


Fechando a nossa lista, tem aquele que é não somente um dos melhores filmes de animação já feitos como um dos maiores e melhores filmes da Disney/Pixar. ''Wall-e'' é um encanto cinematográfico da primeira até a última cena, com um trabalho de animação computadorizada lindíssimo, personagens inesquecíveis, como o adorável robozinho que dá nome ao filme e um roteiro completo que contém todos os elementos para agradar o público infantil mas também cheio de mensagens extremante importantes, atuais e universais para os adultos como a importância da preservação ambiental do planeta e reflexões genuínas sobre os avanços da tecnologia e suas causas e consequências na humanidade. É tudo tão bem feito, tão bem equilibrado e tudo tão bem encaixado no seu devido lugar que o filme está a anos luz de ser apenas uma obra infantil. É cinema de qualidade, virtuoso e bem realizado que está entre as melhores obras do cinema, não atoa ou muito menos por acaso. 

Seja como entretenimento infantil ou uma ficção científica de qualidade para os adultos, ''Wall-e'' já nasceu um clássico instantâneo no momento em que viu a luz do dia. E isso, nós cinéfilos temos que agradecer. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

RAÚL JULIÁ (1940--1994) - vale a pena lembrar