RAÚL JULIÁ (1940--1994) - vale a pena lembrar



Por: Rudnei Ferreira 

No dia 9 de Março de 1940, nascia em San Juan, Porto Rico, Raúl Juliá, considerado por muito, e eu me incluo entre esses, um dos grandes atores da clássica Hollywood. Desde a época de escola, Raúl já expressava o desejo de se tornar ator. Sendo assim, depois de concluir os estudos, ele deu início a sua carreira no ramo da atuação. 

Se destacou muito no teatro, estrelando peças de grande prestígio que lhe renderam alguns prêmios e indicações pelo seu desempenho nos palcos. Porém, foi no cinema que o porto-riquenho encontrou grande parte da sua fama. Por exemplo, em 1971 fez sua estreia nas telas ao lado de ninguém menos que Al Pacino no filme "Os Viciados". E foi em 1985, por sua icônica atuação no clássico filme americo-brasileiro "O Beijo da Mulher Aranha" dirigido por Hector Babenco que Juliá chegou a ser indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator. Além do prêmio do ator, o filme concorreu a 4 indicações ao Oscar, entre elas, Melhor Filme. 

Raúl Juliá contracenou ao lado do ator William Hurt no filme ''O Beijo da Mulher Aranha'' de 1985, do diretor Hector Babenco. Pelo papel, Juliá foi indicado ao Globo de Ouro enquanto Hurt venceu o Oscar de Melhor Ator


Nos anos 90, Raúl Juliá  se tornou muito conhecido pela sua performance como Gomez Addams nos filmes de horror e comédia "A Família Addams 1 e 2" em 1991 e 1993 respectivamente. Em 1994, deu vida ao famoso seringueiro Chico Mendes no tele-filme da HBO "Amazônia em Chamas", trabalho que também lhe concedeu uma indicação ao Globo de Ouro. Também em 1994, o ator, por insistência dos filhos, viveu o grande vilão da série de jogos eletrônicos de luta da CAPCOM, Street Fighter" no filme "Street Fighter: A Última Batalha" do até então diretor estreante Steven E.de Souza. E embora o filme tenha sido massacrado pelo público e pela crítica, a atuação de Raúl foi bem elogiada.

 Foi durante as filmagens da adaptação que o ator lutou contra um câncer de estômago já em fase terminal. E embora fosse evidente que ele não estava bem devido a sua aparência debilitada, o ator deu o melhor de si para terminar as gravações.  E mesmo concluindo todas as suas cenas, ele nem chegou a ver o filme ser lançado nos cinemas, já que infelizmente veio a falecer no dia 24 de outubro de 1994 em consequência de um derrame cerebral, poucos meses depois do término das filmagens, sendo esse marcado como o seu último trabalho no cinema e no audiovisual. 


Ao lado da atriz Anjelica Huston, Raúl Juliá emprestou seu carisma e seu talento para dar vida ao icônico Gomez Addams no filme ''A Família Addams'' de 1991 e na sua sequência ''A Família Addams 2'' de 1993



Ao interpretar o icônico vilão dos jogos Mr. Bison no infame ''Street Fighter: A última Batalha'' de 1994, Raúl Juliá fez seu último trabalho no cinema um pouco antes de falecer. 

Raúl Juliá faleceu em Nova Iorque aos 54 anos. Como seu pedido final, seu corpo foi transferido e sepultado em San Juan, Porto-Rico, sua terra natal. Em 2017, o jornal britânico ''The Daily Telegraph'' o reconheceu como um dos melhores atores do cinema que nunca foi indicado ou ganhador do Oscar. 

Esse foi um pequeno resumo da vida e obra do grande Raúl Juliá, um dos mais talentosos atores que já existiu no audiovisual e portanto, sempre vale a pena lembrar dele. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVOGADO DO DIABO (1997) - Um suspense sexy, assustador e reflexivo

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) A fé marca esse ótimo clássico do cinema brasileiro