Por: Rudnei Ferreira
Ninguém poderia imaginar, talvez nem mesmo os seus realizadores, que um filme de terror daria origem a uma das franquias mais populares e rentáveis do cinema atual. Pois foi exatamente isso que aconteceu com "Invocação do Mal", lançado em 2013. Sucesso de público e bem elogiado pela crítica especializada, o longa dirigido por James Wan foi tão bem que a Warner Bros viu a possibilidade de dar início a um universo de terror compartilhado, rendendo vários capítulos além da saga principal estrelada pelo casal caçador de entidades Ed e Lorraine Warren. Entre altos e baixos, no geral, esse universo compartilhado gerou e ainda gera filmes bem divertidos e arrepiantes. Pensando nisso, é hora de listar todos os filmes da franquia (até agora) e ranqueá-los, de acordo com a opinião pessoal desse que vos escreve, do pior para o melhor. Vamos lá!
9 - ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA (2019)
Dir. Gary Dauberman
O terceiro episódio da saga da boneca mais famosa e assustadora do cinema de terror na atualidade é disparado o longa mais fraco desse universo compartilhado. Mesmo que renda alguns momentos bem dirigidos com sustos eficientes, o filme possui a atmosfera mais fraca de toda a franquia, apostando mais em temas como romance juvenil, culpa, arrependimento e algumas doses de comédia que ficam meio destoados para um filme de terror. Além disso, a irritante e insuportável personagem vivida por Katie Sarife testa desde a primeira cena a paciência do público. É um filme que possui sim os seus momentos, mas eles são poucos para se considerar "Annabelle 3" um dos melhores exemplares da franquia. Vale pela ótima participação do casal Warren vivido por Patrick Wilson e Vera Farmiga e pela atmosfera em torno da boneca Annabelle. Porém, nada mais do que isso.
8 - A MALDIÇÃO DA CHORONA (2019)
Dir. Michael Chaves
O filme traz todos os clichês possíveis presentes no próprio universo "Invocação do Mal" e no terror sobrenatural em geral. Porém, se diferencia dos demais episódios da franquia por escolher uma famosa lenda do folclore mexicano para ser uma das sinistras criaturas fantasmagóricas da vez. O resultado é um filme minimamente divertido e assustador que, mesmo que não inove, cumpre o seu papel em entreter e agradar aqueles que já estão familiarizados com a franquia. Longe de figurar entre as melhores coisas já vistas na saga, ainda assim, "A Maldição da Chorona" é superior a "Annabelle 3" e pelo menos merece pontos por escolher uma história de outro país para fazer parte da mitologia da saga criada por James Wan.
7 - A FREIRA (2018)
Dir. Corin Hardy
Grande destaque de "Invocação do Mal 2"(2016), sendo uma das principais antagonistas do filme, a popularidade da assustadora freira demoníaca Valak, vivida por Bonnie Aarons, permitiu que ela ganhasse um filme próprio, contando a sua sinistra história de origem. Pois bem, "A Freira", embora seja mais do mesmo, é um bom filme com sequências de terror sobrenatural bem legais e divertidas. Contudo, está longe de ser "o capítulo mais tenebroso" do universo de Invocação do Mal, algo que as campanhas de marketing para promover o filme fizeram questão de vender. Enfim, com bons personagens, destacando a graciosa protagonista vivida por Taissa Farmiga, irmã da nossa Lorraine Warren, a atriz Vera Farmiga, na vida real, boas sequencias de horror e sustos e um desfecho que se conecta de maneira inteligente a "Invocação do Mal" (2013), "A Freira", é um entretenimento bem legal.
6 - ANNABELLE (2014)
Dir. John L. Leonetti
Assim como foi o caso da Freira Valak de "Invocação do Mal 2", a sinistra boneca Annabelle roubou a cena no primeiro "Invocação do Mal" em 2013 e também se tornou bem popular entre os fãs, o que também fez com que ela ganhasse sua história de origem que se passa antes do início da saga do casal Warren. E mesmo que muitos discordem, o primeiro capítulo da saga da boneca amaldiçoada é eficiente e notável na arte de render boas sequencias de tensão e sustos, além de referenciar clássicos do terror como "O Bebê de Rosemary", por exemplo. O casal de protagonistas pode não ser tão carismático como outros personagens que já passaram pela franquia. Porém, eles tem o bastante para que nós, espectadores, nos importemos com o destino deles. Um bom filme de terror que rendeu uma sequência bem superior.
5 - INVOCAÇÃO DO MAL 3: A ORDEM DO DEMÔNIO (2021)
Dir. Michael Chaves
Mais uma vez assumindo o comando de uma produção dessa franquia sobrenatural, é notável a evolução de Michael Chaves depois de "A Maldição da Chorona". Mais seguro e envolvido com o projeto, o cineasta proporciona no terceiro capítulo da saga principal desse universo um competente terror sobrenatural com toques de drama criminal semelhante ao que Scott Darrickson fez no ótimo "O Exorcismo de Emily Rose" (2005), porém, em menor escala. O que torna essa a trama mais diferenciada em torno do casal Ed e Lorraine Warren tão bem encarnado e bem estabelecido por Vera Farmiga e Patrick Wilson. E como foi o caso de "Annabelle" (2014), "Invocação 3" também se inspira em um clássico nos seus minutos iniciais, nesse caso, "O Exorcista" (1973). Boa trama, boas sequências de terror sobrenatural, bom suspense e uma boa carga emocional colocam "Invocação do Mal 3" um degrau abaixo dos seus dois antecessores, mas não o impedem de ser um bom filme.
4 - A FREIRA 2 (2023)
Dir: Michael Chaves
Sendo o filme mais brutal da franquia até agora, o segundo episódio solo da saga da demoníaca Valak, embora semelhante ao seu antecessor, é uma sequência superior em praticamente todos os seus aspectos, graças aos seus momentos mais sombrios e visualmente mais violentos, o que o torna um filme mais impactante. E mesmo que apresente uma trama já bem manjada, seus clichês são bem utilizados graças a boa direção de Michael Chaves que aqui, entrega o seu melhor trabalho para o universo ''Invocação do Mal''.
Taissa Farmiga mais uma vez convence como a protagonista e o roteiro apresenta bons personagens secundários. É mais um exemplo do ''mais do mesmo'' dentro da franquia e do gênero, porém, ''A Freira 2'' traz o melhor do que essa saga sobrenatural tem a nos oferecer desde os dois primeiros ''Invocação do Mal''.
3. ANNABELLE 2: A CRIAÇÃO DO MAL (2017)
Dir. David F. Sandberg
O melhor filme da trilogia "Annabelle" segue a linha do "Invocação do Mal" de 2013: utilizar os clichês do gênero de maneira competente com o propósito de contar uma boa história de origem para o brinquedo amaldiçoado, mostrando no caminho quem foram as suas primeiras vítimas. E o filme funciona tão bem graças a ótima direção de David F. Sandberg que sabe invocar toda a atmosfera de horror, suspense e perigo nas telas através de sequências muito bem dirigidas e bem realizadas. A carismática dupla de protagonistas é um entre tantos elementos que fazem o filme funcionar e o resultado disso é um filme convencional, mas muito eficiente. "ANNABELLE 2" diverte, assusta e transmite com veracidade a atmosfera de perigo em volta da boneca como nenhum outro filme da franquia fez, além de ser um dos capítulos mais bem dirigidos da franquia
2 - INVOCAÇÃO DO MAL 2 (2016)
Dir: James Wan
A sequência do ótimo filme de 2013 traz tudo que deu certo anteriormente e ainda amplia o universo sobrenatural em torno do casal Warren. Com uma duração mais longa e um orçamento de produção nitidamente maior, James Wan tem tempo de sobra para estabelecer sua premissa e desenvolver com precisão os seus personagens que são muito bons, tanto aqueles já conhecidos quanto ao estabelecer os mais novos. As cenas de terror, suspense e sustos comprovam o talento de direção de Wan. E como se não bastasse, o belo romance entre os Warren serve como um respiro entre os momentos mais sombrios e tensos, trazendo uma leveza tocante e encantadora. E embora o filme utilize mais efeitos digitais, o trabalho de efeitos práticos e maquiagem mantém o nível de excelência do filme de 2013. ''Invocação do Mal 2'' não é apenas uma ótima sequência para um igualmente ótimo primeiro filme e uma das melhores sequências do cinema. É também um dos melhores filmes de terror já produzidos.
1 - INVOCAÇÃO DO MAL (2013)
Dir. James Wan
O primeiro lugar não poderia ser de outro se não daquele que deu origem a uma das franquias de terror mais legais e bem sucedidas do cinema atual. O que James Wan fez aqui foi pegar os maiores clichês do terror sobrenatural como fantasmas, demônios e casas mal-assombradas e trabalha-los em uma ótima narrativa, cuja premissa é bem estabelecida, a trama é bem contada e os personagens, além de bem trabalhados, são ótimos. Em valores de produção, o longa também é muito bem sucedido, com um ótimo set design, efeitos práticos impressionantes, uma edição sonora muito boa, maquiagem impactante e performances inspiradas de todo o elenco. Vera Farmiga e Patrick Wilson encarnam com muito talento e comprometimento um dos casais mais cativantes e apaixonantes da história do cinema. Porém, o elenco de apoio não fica muito atrás, dando vida a personagens tão bons quanto. ''Invocação do Mal'' traz o melhor do terror sobrenatural para as telas e também sabe inserir outros temas como amor, fé e o poder do âmbito familiar para vencer o mal, sendo bem realizado e bem atuado. É por essas e outras que ele é o melhor filme do universo ''Invocação do Mal''.
Comentários
Postar um comentário