CURIOSIDADES CINEMATOGRÁFICAS: Cidadão Kane (1941)
Por: Rudnei Ferreira
Lançado há mais de 80 anos atrás, precisamente em setembro de 1941, durante um dos maiores conflitos que a humanidade já viu, nesse caso, a Segunda Guerra Mundial, ''Cidadão Kane'' se tornou um marco inesquecível para a indústria cinematográfica americana, já que a obra-prima escrita, produzida, dirigida e estrelada pelo grande Orson Welles redefiniu o cinema com seu trabalho narrativo, interpretativo e principalmente pela maneira como fez uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas e conceitos até então inovadores para a época em que foi produzido e lançado. Ou seja, foi um filme ousado e muito além do seu tempo que não apenas revolucionou a história do cinema a partir de então como também inspirou toda uma geração de novos cineastas que vieram depois. Celebrando esse que é um dos filmes mais icônicos e importantes da sétima arte, confira agora algumas curiosidades sobre ''CIDADÃO KANE''.
- O diretor Orson Welles (1915-1985) conseguiu o seu espaço da indústria do cinema americano depois de obter êxito no teatro e também no rádio, onde, em 1938, causou alvoroço com sua narração do clássico ''A Guerra dos Mundos'' de H.G Wells. Seu prestígio foi tanto que, ao assinar contrato com o estúdio RKO PICTURES em 1939, o cineasta teve total liberdade para trabalhar no roteiro de ''CIDADÃO KANE'' da sua maneira.
- Sendo considerado um dos filmes mais importantes e revolucionários da história do cinema, ninguém poderia imaginar nos dias de hoje que ele foi um fracasso na época do seu lançamento, dividindo a opinião do público e da crítica até então. Foi a partir do seu relançamento nos cinemas em 1956 que os olhares sobre a obra de Orson Welles começaram a mudar, ao ponto de alguns anos depois, amantes, estudiosos de cinema e críticos renomados como Roger Ebert (1942-2013) o aclamarem como um dos maiores filmes de todos os tempos.
- Sendo o seu primeiro trabalho na indústria cinematográfica, Orson Welles tinha apenas 25 anos quando dirigiu, escreveu, produziu e estrelou ''Cidadão Kane''
- Acredita-se que o empresário americano William Randolph Hearst foi a inspiração de Orson Welles para criar o icônico protagonista de ''Cidadão Kane''. Porém, Randolph ficou bastante descontente com o filme, acusando o seu diretor de ser comunista.
- Embora tenha inspirado diversos cineastas ao longo do tempo com suas técnicas cinematográficas em ''Cidadão Kane'', Orson Welles também teve suas inspirações em outro grande diretor de cinema, nesse caso, John Ford e seu longa ''Nos Tempos das Diligências'' de 1939. Welles chegou a ver o filme de Ford 40 vezes enquanto trabalhava na produção do seu filme. Mesmo assim, na cerimônia do Oscar de 1942, ''Cidadão Kane'' foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e acabou perdendo a estatueta para ''Como Era Verde o Meu Vale'' curiosamente dirigido por John Ford.
- ALERTA DE SPOILER - Na cena em que Kane destrói todos os objetos do seu quarto, Orson Welles atuou com tanta intensidade e comprometimento que acabou cortando as mãos de verdade.
- Durante a produção do filme, Orson Welles teve sua saúde prejudicada por conta da sua alimentação, que consistia em consumir mais de 30 copos de café por dia. Por conta disso, o cineasta decidiu substituir a bebida por chá. Mesmo assim, o seu consumo foi igualmente tão desregrado e abusivo que a nova bebida começou a mudar a coloração da sua pele.
- Em 1998, o site American Film Institute nomeou ''Cidadão Kane'' o melhor filme de todos os tempos.
- Na cerimônia do Oscar realizada em 1942, ''Cidadão Kane'' recebeu 9 indicações nas categorias de ''Melhor Filme, ''Melhor Diretor'', Melhor Ator - Orson Welles'', ''Melhor Fotografia'', ''Melhor Edição'', ''Melhor Trilha Sonora'', ''Melhor Edição de Som'' e ''Melhor Roteiro''. Contudo, o filme saiu vitorioso apenas com o prêmio de Melhor Roteiro.
- Em 2020, o renomado diretor David Fincher (de ''Clube da Luta'', ''Seven: Os Sete Crimes Capitais'', ''Zodíaco'' e ''O Curioso Caso de Benjamin Button''), em parceria com a Netflix, dirigiu ''Mank'', filme que conta os bastidores de ''Cidadão Kane'' e a relação entre os seus realizadores.
Comentários
Postar um comentário