K-PAX: O CAMINHO DA LUZ (2001) - Uma intrigante, envolvente e tocante ficção científica!

Por: Rudnei Ferreira 


Prot, (Kevin Spacey), um misterioso paciente de um hospital psiquiátrico, alega fazer parte de uma espécie  extraterrestre natural de um longínquo planeta chamado "K-Pax". Intrigado, o seu médico psiquiatra (Jeff Bridges) tenta provar que tudo não passa de pura criação ilusória da mente dele. Contudo, estranhos acontecimentos em torno de Prot desafiam as opiniões ao seu redor, gerando dúvidas se tudo o que ele alega pode ou não ser real. 


Lançado no longínquo ano de 2001, sob a direção do britânico Lain Softley e com roteiro baseado na obra de 1995 escrita por Gene Brewer, "K-Pax" dividiu as opiniões, tanto do público quanto da crítica. Contudo, é inegável suas qualidades, especialmente no que diz respeito ao roteiro e a trama, cujo misterio já começa nos minutos iniciais. Diferente da maioria dos exemplares do gênero, o longa se propõe a ser uma obra de ficção científica incomum, cujo grande atrativo é plantar a semente da dúvida no público. Afinal, seria realmente o seu protagonista um ser extraterrestre? Ou quem sabe, apenas um homem comum com alguma condição especial e uma mente de imaginação fértil? A narrativa trilha muito bem o caminho dessa dúvida, preparando o cenário, estabelecendo-o e deixando possíveis pistas para se decifrar em busca da resposta. E quando as respostas vem, próximo do desfecho, ela consegue ser surpreendente e até mesmo comovente. 


Indo além dessa premissa curiosa e diferente, o longa oferece uma poderosa reflexão sobre a vida e o comportamento humano. Quase sempre esquecemos de dar valor ao que nos cerca, percebendo tarde demais que perdemos o que realmente era o mais importante é essencial nas nossas vidas. O filme incita o público a pensar sobre isso, deixando uma importante e bem vinda mensagem social. 


A obra conta com uma produção simples, mas eficiente. O que realmente chama a atenção é sem dúvida o roteiro, a boa direção e principalmente as atuações, especialmente da dupla principal. Não é segredo pra ninguém que Kevin Spacey sempre foi um baita ator, mesmo que isso tenha sido ofuscado, ao longo do tempo, por causa das polêmicas que ele se envolveu dentro da indústria. Ainda assim, em "K-PAX", estamos diante de uma das melhores performances da sua carreira. Com uma atuação envolvente, misteriosa e em certos momentos comovente, o ator dá vida a um dos personagens mais interessantes do cinema, na minha opinião. E Jeff Bridges, seu companheiro de cena, e outro ator extraordinário, constrói muito bem a dualidade do seu personagem, transitando entre o ceticismo e a dúvida muito bem. Juntos, protagonizam momentos inesquecíveis, especialmente nas cenas de hipnose, onde ambos se entregam e esbanjam os seus talentos interpretativos. 


Com uma narrativa imersiva, envolvente e misteriosa, "K-Pax" conta uma ótima história com um desfecho surpreendente e emocionante. Um suspense de ficção científica incomum, diferente e inesquecível com uma mensagem social impactante e poderosa no final. Pra mim, um clássico esquecido que merece ser descoberto ou redescoberto.


Nota: 9️⃣ 

CURIOSIDADES: 

* Os realizadores do filme contaram com a presença de um dos melhores psiquiatras da cidade de Nova York com a intenção de retratar, de maneira mais fiel possível, a realidade de um hospital psiquiátrico e das condições mentais de seus pacientes. 

* Os óculos escuros usados por Kevin Spacey no filme foram emprestados pelo vocalista da banda U2, Bono. 

* O filme foi acusado de plágio pelo diretor argentino Eliseo Subiela, onde ele alegou que "K-Pax" era uma cópia do seu filme "Man Facing Southeast" de 1986. Subiela acabou processando o estúdio e seus realizadores, embora tenha retirado depois o processo por falta de fundos financeiros. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVOGADO DO DIABO (1997) - Um suspense sexy, assustador e reflexivo

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) A fé marca esse ótimo clássico do cinema brasileiro