ADVOGADO DO DIABO (1997) - Um suspense sexy, assustador e reflexivo


Por: Rudnei Ferreira 

Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um respeitado advogado, que jamais perdeu um caso no tribunal. Ele é contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova Iorque, para resolver um caso criminal. No início, tudo parece bem. Mas Kevin e sua esposa (Charlize Theron) logo começam a testemunhar misteriosos eventos e situações, o que poderá mudar para sempre e de maneira brusca a vida do jovem advogado.


 "Advogado do Diabo" (1997) é um excelente drama com toques de mistério e suspense que tem muito a falar sobre a natureza humana e suas ambições. A ganância, a sede pelo poder e a busca desenfreada pelo maior e melhor pode resultar consequências irreversíveis. E com isso, o roteiro traz de maneira inteligente causa e consequência. A boa direção de Taylor Hackford conduz bem toda a trama e as atuações do elenco, que são excelentes.


 Keanu Reeves é um bom protagonista que transita muito bem entre o caminho do certo e do errado, traduzindo com precisão as necessidades da natureza humana e sua performance é realmente notável. Al Pacino, ótimo como sempre, rouba a cena para si em todos os momentos, e sua atuação é espetacular. Seu personagem, muito bem desenvolvido, esbanja o charme e carisma do ator e a grande revelação por trás de sua misteriosa figura é imperdível. É ele que entrega os melhores diálogos e interpretação do longa e também a filosofia e os mistérios por trás de seu personagem só são memoráveis graças a sua ótima presença em cena . Charlize Theron, no auge da sua beleza física, traduz muito bem seus desejos, angústias e medos e é possível ver verdade estampada em seu olhar, construindo assim uma das melhores performances femininas do cinema. 


Os efeitos visuais bem legais para a época, a fotografia e a Boa edição só enriquecem a produção. Em suma, "Advogado do Diabo" é uma jornada fascinante no mundo do poder e da cobiça. É um filme inteligente e simbólico, com diálogos e monólogos marcantes e atuações acima da média.  Um clássico que merece sempre a visita. 

Nota: 9️⃣

Curiosidades: 
* Originalmente, Joel Schumacher seria o diretor do filme, tendo Brad Pitt como o protagonista. 

* O astro Al Pacino quase não interpretou o misterioso personagem John Milton no filme. Mudanças no roteiro precisaram ser feitas para que ele finalmente aceitasse o papel. 

* Para interpretar sua personagem, a atriz Charlize Theron precisou da ajuda de uma terapeuta para poder simular com o máximo de realismo possível o problema de saúde mental que ela mostra nas telas. 

* Em determinado momento do filme, os personagens de Al Pacino e Keanu Reeves assistem uma luta de boxe. Porém, tal luta não foi encenada. Ela realmente aconteceu e foi gravada em 4 de outubro de 1996, durante a disputa do cinturão de campeão entre Roy Jones Jr e Bryan Brannon. 

* A atriz dinamarquesa Connie Nielsen fez a sua estreia no cinema americano nesse filme. Futuramente ela iria viver outros papéis marcantes na indústria Hollywoodiana em filmes como "Gladiador" (2000) e em obras do antigo universo cinematográfico da DC como "Mulher-Maravilha" (2017) e "Liga da Justiça de Zack Snyder" (2021) 

* "Advogado do Diabo" foi pouco expressivo nas bilheterias americanas, porém, fez um certo sucesso no Brasil, levando mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas. 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) A fé marca esse ótimo clássico do cinema brasileiro