SEXTA-FEIRA 13: BEM VINDO A CRYSTAL LAKE (2009) - Um bom remake

Por: Rudnei Ferreira 

Um grupo de jovens decide acampar nos arredores do misterioso acampamento Crystal Lake, local que, recentemente, foi palco de uma série de assassinatos. Semanas depois, um novo grupo, sem saber do ocorrido, decide fazer o mesmo programa. Entre eles, Clay (Jared Padalecki), um jovem que procura pela irmã desaparecida. Eles só não contavam que Jason (Derek Mears), um brutal assassino mascarado, estaria a solta na redondeza, pronto para eliminar qualquer um que cruze o seu caminho.


Lançado em 2009, esse remake do clássico de terror "Sexta-Feira 13" (1980) tem como missão agradar os fãs mais fervorosos dessa que é uma das maiores e mais icônicas franquias do gênero, ao mesmo tempo que procura atrair um novo público não familiarizado com a saga do assassino mascarado Jason Voorhees. E ele se sai relativamente bem no processo. Afinal, o longa dirigido por Marcus Nispel e produzido por ninguém menos que Michael Bay, consegue respeitar o legado da franquia e ainda procura trazer uma coisa ou outra nova. No geral, o filme se sai bem e consegue divertir pela nostalgia e pelas referências na sua nova roupagem. 


Bem realizado, o filme conta com um bom design de produção. Marcus Nispel pode não ser o melhor diretor do mundo, mas aqui ele sabe construir uma boa atmosfera de tensão e imponência ameaçadora para a figura do Jason, além de ser criativo nas cenas de mortes, todas bem violentas e brutais, o que já era esperado para um capítulo da franquia "Sexta-Feira 13". Ele ousa até mesmo nas cenas de sexo e nudez, bem coreografadas e bastante convincentes, outra marca registrada da franquia. 


No elenco, ninguém entrega atuações dignas do Oscar, claro. Porém, a saga de Jason sempre trouxe personagens inúteis que só estão na história para morrer nas mãos do serial Killer da máscara de hóquei. E pensando nisso, os jovens atores e atrizes entregam bem o que já era esperado. Quem se destaca é Jared Padalecki, conhecido por ser um dos astros da famosa série de sucesso "Supernatural". E pelo destaque, seu personagem é o único melhor trabalho pelo roteiro, gerando assim alguma empatia do público. 


"Sexta-Feira 13" de 2009 é um filme divertido que respeita o legado da franquia, ainda que traga uma coisa ou outra diferente, trazendo um Jason Voohrees brutal e ágil que protagoniza boas, viscerais e tensas sequências de mortes. Era um filme necessário? Talvez não. Contudo, consegue ser um bom remake. 


Nota: 8️⃣

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVOGADO DO DIABO (1997) - Um suspense sexy, assustador e reflexivo

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) A fé marca esse ótimo clássico do cinema brasileiro