GENE KELLY (1912-1996) - Vale a pena lembrar!
Por: Rudnei Ferreira
Nascido em 23 de agosto de 1912, Eugene Curran Kelly, ou simplesmente Gene Kelly, seu nome artístico que ficou mundialmente conhecido, foi dançarino, ator, produtor, diretor e coreógrafo. Porém, o início quase não foi assim. Quando tinha apenas oito anos de idade, sua mãe acabou matriculando ele e o seu irmão em aulas de dança. Contudo, de imediato, Kelly não estava muito entusiasmado, muito por causa do bullying que sofria de outros garotos que consideravam que dançar era coisa de mulher.
Foi durante o final da década de 30 e o início da década de 40 que Gene Kelly se estabeleceu nos palcos, trabalhando como coreógrafo de grandes artistas, mas também atuando e dançando pessoalmente suas próprias coreografias. Seu talento artístico, com suas performances coreografadas, cheias de energia e ritmo, e também o seu carisma, começaram a chamar a atenção dos chefões de Hollywood. A partir de 1941, Kelly assinou contrato com a MGM, um dos maiores estúdios de Hollywood e estrelou seu primeiro filme em 1942: "Adilio em Do-Re-Mi", onde contracenou ao lado de ninguém menos que Judy Garland , a aterna Dorothy de "O Mágico de Oz" (1939).
Como diretor de longas metragens, Kelly também foi bem sucedido, especialmente na década de 60, onde até mesmo chegou a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme por "Alô, Dolly!" (1969).
Gene Kelly ajudou os musicais a crescerem e ganharem grande relevância no cinema. Tanto que ele esteve presente em dois daqueles considerados os maiores filmes musicais da indústria cinematográfica: "Sinfonia de Paris" (1951), grande vencedor de 6 Oscar em 1952, incluindo o de Melhor Filme, e especialmente "Cantando na Chuva" (1952), um dos seus trabalhos mais icônicos, onde além de estrelar, Gene também produziu e dirigiu esse que é considerado um dos melhores musicais do cinema.
Ao longa de toda a sua carreira, Gene Kelly acumulou indicações e também vitórias em prêmios muito importantes na indústria do entretenimento, entre eles um Oscar honorário em 1952, pela sua versatilidade e contribuição para a aindustria como ator, produtor, diretor e principalmente dançarino e coreógrafo.
Gene Kelly morreu aos 83 anos no dia 2 de fevereiro de 1996, depois de consequências causadas por um AVC e consequentemente um derrame, entre 1994 e 1995. Porém, mesmo depois da sua morte, Gene Kelly é até hoje reconhecido e celebrado como um dos artistas mais versáteis e talentosos da indústria do entretenimento. Portanto, vale a pena lembrar dessa lenda dos palcos, da tv e do cinema, mantendo vivo o seu nome e a sua contribuição como artista para as futuras gerações.
Comentários
Postar um comentário