IT: A COISA - CAPÍTULO 2 (2019) - Uma sequência de muitas qualidades!
Por: Rudnei Ferreira
27 anos depois de terem enfrentado o assustador palhaço Pennywise (Bill Skarsgård), os membros do Clube dos Otários, agora adultos, retornam para Darry, a sua cidade natal, com o propósito de acabar de uma vez por todas com o rastro de morte deixado pela aterrorizante criatura. Para isso, eles precisam encarar os seus próprios traumas e medos internos.
Depois do sucesso de público e crítica do primeiro filme em 2017, o talentoso cineasta argentino Andy Muschietti ( também responsável pelos bons "Mama" e "The Flash") teve total liberdade para terminar a saga do assustador palhaço saído diretamente das páginas da obra literária do mestre do horror Stephen King, que inclusive faz uma participação bem divertida no filme, demonstrando que essa adaptação para uma das suas obras foi aprovada.
E o que vemos nesse "Capítulo 2" é praticamente as mesmas batidas vistas no filme anterior, tanto pela maneira como ele conta a história quanto pela maneira como ele conduz a direção, trazendo os mesmos aspectos cinematográficos que mais uma vez são muito bem utilizados aqui.
Contudo, o longa amplia os seus conceitos para dar um tom mais épico e conclusivo para a história e todas as suas metáforas que falam sobre os traumas e medos dos protagonistas e a necessidade de encará-los e supera-los, além de temas delicados como homofobia e abuso, que já surpreendem logo nos chocantes primeiros minutos do filme. No meio disso, a sombria e assustadora saga sobrenatural do demoníaco Pennywise se encaminha para o seu desfecho.
Com quase 3 horas de duração, "It: Capítulo 2" parece um pouco inchado em certos momentos, mas obtém grande êxito em divertir e entreter com sequências bem realizadas, assustadoras, sombrias e bem sangrentas. E nesse aspecto, esse segundo capítulo se mostra um filme mais violento e assustador, o que o torna, nessas questões, superior ao capítulo 1. E por isso, mesmo que longo, a produção jamais se torna entediante, conseguindo ser bem imersivo e envolvente.
Se o elenco mirim no filme anterior super funcionou, o elenco que interpreta a versão adulta dos personagens principais é ainda melhor, onde suas performances complementam as performances das crianças na primeira parte. Destacam-se a presença de ótimos atores como James McAvoy e Jéssica Chastain, muito bem em seus papéis. E claro, Bill Skarsgård, ainda mais à vontade, continua assustador, porém, mais sombrio e mais brutal na pele do palhaço Pennywise.
"It: Capítulo 2", embora inferior ao seu antecessor, ainda assim, é uma sequência de respeito, que preserva o legado da obra literária de Stephen King e também do primeiro capítulo de 2017. Uma conclusão épica para um ícone do terror.
Nota: 8️⃣
CURIOSIDADES:
* Conhecido por normalmente criticar as adaptações de seus livros para o cinema, Stephen King teve uma participação mais ativa na produção de "It: Capítulo 2" como consultor criativo, inclusive, fazendo uma participação especial em cena como o atendente da loja de artefatos onde Bill (James McAvoy) compra nas suas mãos sua antiga bicicleta.
* Bill Skarsgård, intérprete do icônico palhaço Pennywise, admitiu que, mesmo depois do fim das filmagens, ainda tinha pesadelos com a criatura, devido a sua dedicação e imersão ao intepreta-lo.
* Ainda sobre Bill Skarsgård, houve uma pequena redução no tempo em que o ator precisava para se caracterizar como Pennywise. No primeiro filme, Skarsgård precisava ficar em torno de cinco horas sentado para lhe ser aplicado a maquiagem e as próteses. Já nesse segundo filme, o tempo reduziu para duas horas e meia.
* Com quase três horas de duração, "It: Capítulo 2 " é considerado um dos filmes de terror mais longos do cinema.
* Jéssica Chastain volta a repetir sua parceria com o diretor Andy Muschietti depois de estrelar o filme "Mama" em 2013.
Comentários
Postar um comentário