IT: A COISA - CAPÍTULO 1 (2017) - Um ótimo remake para um clássico do terror!


Por: Rudnei Ferreira 

Na pacata cidadezinha de Darry, um grupo de crianças decide investigar o desaparecimento do irmão de um deles e também de várias crianças da região. Porém, conforme avançam na busca, eles acabam descobrindo que um ser sobrenatural pode estar por trás de todos esses misteriosos desaparecimentos: o palhaço assassino Pennywise (Bill Skarskård), uma entidade demoníaca com sede de medo. 


Baseado no aclmado livro do mestre do terror Stephen King, sendo essa talvez uma das suas maiores e mais famosas obras literárias, esse é um remake da minissérie de 1990, que, tempos depois, também virou um longa metragem.  Muito mais do que um filme de terror e suspense sobrenatural, "IT - A Coisa: Capítulo 1" (2017) tem como principal tema o medo. Uma coisa interessante é que a obra usa a figura assustadora do macabro palhaço Pennywise para inserir metáforas e alegorias com a temática do medo e mostrar que ele pode se fazer presente em vários aspectos.


 Seja no aspecto mental e também físico, no abuso do mais forte sobre o mais fraco ou até mesmo dentro da própria casa, há várias formas de se embutir  traumas e medos. E o filme usa essas alegorias, tão bem inseridas na obra de Stephen King, ao mesmo tempo que desenvolve um bom suspense dramático sobrenatural. O filme em si não é tão assustador, porém, mesmo assim, possui sim imagens, ideias e conceitos perturbadores. 


 Em questões técnicas, o filme também agrada, já que faz uso de bons efeitos visuais, sejam eles CGI ou práticos, e uma cinematografia bem empregada  que determina o clima fantasioso e sombrio do filme. O diretor Andy Muschietti (em seu segundo longa metragem, depois do igualmente bom "Mama" de 2014) ainda por cima conduz muito bem um bom elenco dentro dessa história cheia de significados. Os astros Mirins são ótimos e, graças ao carisma e talento de todos, unido em conjunto com o bom roteiro que os desenvolve bem, é fácil atrair a atenção e criar afeição por parte do público com seus personagens. É possível crêr na amizade forte entre eles, o que contribui para se torcer pelo grupo.


 A figura macabra e assustadora do palhaço Pennywise é outro acerto da produção. Graças a ótima performance de Bill Skarsgard, irreconhecível por causa de uma maquiagem sensacional, o personagem assusta pela sua aparência medonha, possuindo também um excelente humor ácido que combina muito bem na construção do icônico personagem.

 "It - A coisa: Capítulo 1" funciona muito bem como uma nova versão da obra-prima de Stephen King. Traz bons sustos e um bom clima de terror enquanto usa de forma inteligente alegorias e metáforas como forma de reflexão. Além disso, deixa um gancho legal e promissor para o capítulo 2. Felizmente, um remake que tem algo a dizer, o que o faz valer a sessão. 

Nota: 9️⃣

CURIOSIDADES: 

* O filme é dirigido por Andy Muschietti, que fez sua estreia no cinema com o filme "Mama" (2014). Muschietti também ficou responsável por dirigir o capítulo 2 em 2019.

* A intenção do diretor e do estúdio era  usar efeitos digitais para fazer com que os olhos de Pennywise olhasse cada um para uma direção. Contudo, o ator Bill Skarsgård, o seu interprete, surpreendeu a todos ao demonstrar que realmente consegue fazer ele mesmo essa bizarra e curiosa condição do personagem.

* Os irmãos Duffer, os criadores da série da Netflix "Stranger Things", foram considerados para assumir a direção do filme. Contudo, eles abandonaram o projeto, alegando que ainda não eram bem conhecidos. 

* Bill Skarsgård foi mantido afastado do elenco adolescente até o início das filmagens como maneira de arrancar uma reação assustadora mais genuína dos jovens. Tal estratégia deu certo, já que muitos deles realmente se assustaram com a aparência de Skarsgård caracterizado como o assustador palhaço. Algo semelhante também aconteceu com Tim Curry, o intérprete de Pennywise na série/filme dos anos 90. 

* O número 27 possui grande significado para o filme e a trama no geral. Veja: essa primeira parte do remake foi lançado em 2017, 27 anos depois do lançamento da série original e, consequentemente, do filme estrelado por Tim Curry. No enredo, a criatura Pennywise hiberna e acorda a cada 27 anos para caçar suas vítimas. E o próprio Bill Skarsgård, o intérprete dessa nova versão do Pennywise, tinha 27 anos quando atuou no filme. 

* Com um orçamento de produção em torno dos 35 milhões de dólares, "IT: A Coisa - Capítulo 1" foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 700 milhões mundo agora. Também fez bastante sucesso entre os críticos de cinema, conquistando boas análises e boas notas nos principais agregadores de cinema, como é o caso do Rotten Tomatoes, onde 86% dos avaliadores elogiaram positivamente o longa. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVOGADO DO DIABO (1997) - Um suspense sexy, assustador e reflexivo

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) A fé marca esse ótimo clássico do cinema brasileiro