A CHEGADA (2016) - Uma obra-prima da ficção científica moderna!
Por: Rudnei Ferreira
Quando misteriosas naves extraterrestres com um estranho formato de concha invadem lugares variados do planeta terra, o governo recruta a Dr. Louise Banks (Amy Adams), uma perita em linguagem e idiomas, para decifrar as misteriosas mensagens deixadas pelos alienígenas e assim, descobrir qual o verdadeiro propósito e a intenção da chegada desses seres ao nosso planeta.
O talentoso diretor Denis Villeneuve, (de "O Homem Duplicado" (2013) e "Duna" parte 1 e 2 (2021/2024 ) conhecido pelos seus filmes complexos e diferenciados, nos conta uma história intrigante, impactante e envolvente cheia de simbologia e significados. Quem espera um filme de invasão alienígena nos moldes de "Independence Day (1996) ou "Guerra dos Mundos" (2005), com suas batalhas espaciais eletrizantes e muitas explosões, pode se decepcionar aqui, pois "A chegada" (2016) procura fugir dos clichês do gênero apostando em um roteiro ousado, complexo e contemplativo, mas ainda assim, com otimos momentos de suspense e tensão em uma trama envolvente que mantém o espectador com os olhos fixos na tela.
A trilha sonora possui um tom realista, assustador e enigmático e cria toda uma aura de mistérios em torno dos seres alienígenas. A cinematografia é belíssima, uma das mais belas da filmografia do diretor, que ilustra a atmosfera realista e o tom de urgência e incerteza trazidos pelos visitantes aliens. Os efeitos CGI são poucos, mas não sobrecarregam o filme, sendo muito bem feitos, realistas e até discretos. Denis Villeneuve sempre deixou claro que aprecia mais os efeitos práticos e aqui, ele dá mais uma aula de que a praticidade causa um efeito muito mais satisfatório.
O elenco é excelente. Destaque para Amy Adams, como sempre excelente em cena, com sua protagonista cheia de angústias, mas que convence como a especialista que o roteiro entrega. A narrativa a desenvolve muito bem através da ótima montagem, com pequenos flashs e fragmentos que se misturam ao seu passado e presente, resultando assim em um plot-twist inesperado, mas satisfatório, comovente e reflexivo. Também faz parte do elenco Jeremy Renner e Forrest Whitaker, ambos igualmente bem.
"A chegada" entrega um roteiro criativo, provocante e que se difere de muitos filmes do gênero ficção científica envolvendo invasão alienígena, com uma história cheia de simbologia e metáforas abertas a interpretações. É um trabalho impecável de direção, atuação e trabalho visual que o torna um dos filmes mais ambiciosos e diferentes do gênero, o que realmente é ótimo e sempre bem vindo. Vai além do entretenimento comum, o que tambem é ótimo.
Nota: 🔟
CURIOSIDADES
* Baseado no conto de Ted Chiang, o filme originalmente levaria o nome de "Story Of Your Life", o mesmo nome do conto. Porém, testes iniciais revelaram uma rejeição do título por parte do público. Sendo assim, os produtores optaram pelo título "A Chegada".
* Amy Adams foi a primeira e única escolha do diretor Denis Villeneuve para interpretar a protagonista da história. A atriz aceitou o projeto apenas 24 horas depois de receber o roteiro, lê-lo e gostar bastante.
* A performance da atriz foi amplamente elogiada pelo público e pelos críticos de cinema. Não a toa, ela foi indicada para o prêmio de melhor atriz em algumas celebrações festejadas na indústria cinematográfica, como o BAFTA e o Globo de Ouro. Infelizmente, ela foi completamente esnobada pela academia do Oscar, o que muitos acharam extremamente injusto, alegando que ela merecia ter sido pelo menos indicada na categoria de Melhor Atriz.
* Ted Chiang, o autor do conto original que o filme se baseia, não poupou elogios ao longa de Denis Villeneuve, alegando que "A Chegada" é um dos raros casos onde tanto a adaptação quanto o conto original são ótimas opções para a apreciação do público.
* Denis Villeneuve fez singelas homenagens a alguns dos seus filmes favoritos sobre alienígenas no longa, como "Contato" (1994) e "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato" (1996)
* Aclamado pela crítica e pelo público, "A Chegada" foi indicado em 8 categorias no Oscar, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor. Foi vencedor apenas na categoria de Melhor Edição de Som. Com um orçamento de 47 milhões, arrecadou um pouco mais de 200 milhões ao redor do mundo.
Comentários
Postar um comentário