Curiosidades Cinematográficas: Marvel Stúdios


 

Por: Rudnei Ferreira 

Não é segredo para ninguém que o Marvel Studios é atualmente um dos maiores estúdios de cinema na atualidade, responsável por trazer para as telas a maior franquia cinematográfica do gênero de super heróis. Com mais de 30 filmes lançados para o cinema, além das séries para a televisão, onde todas essas produções ampliam e fazem parte de um mesmo universo cinematográfico compartilhado, o Marvel Stúdios acumula grandes sucessos, mas também alguns fracassos, porém, é inegável a sua importância para o mercado cinematográfico americano. Pensando nisso, conheça algumas curiosidades envolvendo essa grande produtora de adaptações de quadrinhos para as telas:



  • O Marvel Studios foi fundado em 1993 e até 1996 era na verdade conhecido como Marvel Films. Anteriormente, era chefiado pelo empresário Avi Arad, mas ele chegou a renunciar seu cargo como presidente do estúdio para poder fundar a sua produtora, a Arad Productions. 
Avi Arad, o ex presidente daquele que viria se tornar o Marvel Studios 


  • A ideia de iniciar um universo cinematográfico baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel  surgiu em 2005, quando a até então Marvel Entertainment planejava produzir filmes de maneira independente com personagens que estivessem sob o domínio da própria Marvel, já que nessa época, diverso heróis como Homem-Aranha, os X-men, Blade, Quarteto Fantástico, entre outros, tinham os seus direitos de adaptação sob a posse de estúdios como a Sony e a Fox, por exemplo. 
  • Antes de se tornar o "poderoso Chefão" do Marvel Studios, Kevin Feige foi o produtor de praticamente todos os filmes que adaptavam personagens dos quadrinhos da Marvel desde "Blade: O Caçador de Vampiros" (1998). Foi a partir de 2007, quando veio a se tornar o presidente do estúdio é que ele ficou responsável pela criação de filmes que se conectassem entre si, criando assim um universo cinematográfico compartilhado. 
Kevin Feige, o atual presidente do Marvel Studios 


  • Com seus filmes, até 2018, O Marvel Studios já havia faturado mais de 16 bilhões com suas produções cinematográficas. 
  • Produzidos pelo Marvel Studios, filmes como "Homem-de-Ferro" (2008), "Homem-de-Ferro'' 2" (2010), "Thor" (2011), "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), "Os Vingadores" (2012) e "Homem-de-Ferro 3" (2013) eram mundialmente distribuídos pela Paramount Pictures. Contudo, logo após a compra da empresa pela Disney, os direitos de distribuição ficaram a cargo da própria Disney. 
  • A Marvel se sentia relutante em escalar o ator Robert Downey Jr. Como o interprete de Tony Stark/Homem de Ferro devido ao seu histórico problemático do passado que envolvia vícios em drogas e prisão. Foi o diretor John Favreau, o responsável pela direção do primeiro filme do herói que o defendeu e insistiu na contratação do astro para o papel. Nasceu assim o longa que deu inicio ao Universo Cinematográfico da Marvel e Downey Jr. Se consagrou como um dos atores mais bem pagos do cinema e um dos favoritos dos fãs dentro da franquia. 
Robert Downey Jr e Jon Favreau 


  •  A Marvel tem o seu histórico de problemas de bastidores envolvendo seus atores. Um exemplo disso é Edward Northon que foi o escolhido para interpretar o personagem Bruce Banner/Hulk no filme "O Incrível Hulk" (2008), um dos mais divisivos e esquecidos capítulos do MCU. No entanto, conflitos pessoais entre o ator e o estúdio fizeram com que ele abandonasse o papel e os planos para filmes futuros. A partir de "Os Vingadores" de 2012, o personagem passou a ser interpretado por Mark Ruffalo, recebendo maior aceitação entre o público e a crítica. 
  • Outro que também entrou em conflito com a Marvel foi Terrence Howard que deu vida ao coronel e amigo do Homem de Ferro, James Rhodes, em "Homem de Ferro" (2008). Sua presença foi substituída por Don Cheadle a partir de "Homem de Ferro 2" (2010). 
  • "Pantera Negra" (2018) entrou para a história do gênero e também do cinema como o primeiro filme de super-heróis a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, além de sair vitorioso em outras três categorias, sendo esse um dos filmes mais aclamados e importantes do estúdio e também do próprio gênero de adaptações de quadrinhos para o cinema. 
''Pantera Negra'' (2018), foi o primeiro filme de super-heróis a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme 


  • O Brasil já marcou presença dentro do Marvel Studios. Em 2008, a atriz Débora Nascimento fez uma pequena participação contracenando ao lado de Edward Northon no filme "O Incrível Hulk". Além disso, os belos Lençóis Maranhenses foram escolhidos pelo estúdio para compor o visual do planeta Vormir em "Os Vingadores: Guerra Infinita" (2018) 
  • Originalmente, não estava nos planos da Marvel transformar o titã Thanos no grande vilão desse universo cinematográfico. Ao que tudo indica, Joss Whedon, diretor de "Os Vingadores" (2012) e "Os Vingadores: Era de Ultron" (2015) é quem sugeriu que o personagem fosse a grande ameaça, sugestão essa aceita pelo Marvel Studios.
Thanos, interpretado por Josh Brolin, o grande vilão do Universo Cinematográfico Marvel 


  • A divertida cena pós créditos de "Os Vingadores" (2012), onde o grupo de heróis está comendo em um restaurante, não estava originalmente no roteiro do longa. A Marvel escolheu grava-la um dia depois da primeira grande exibição do filme em Londres e inseri-la ao filme logo depois. Além disso, nessa mesma cena, o ator Chris Evans, interprete do Capitão América, precisou usar uma prótese no rosto já que a sua barba estava bem crescida. Isso explica o fato dele está com a mão no rosto para cobrir os pelos e a própria prótese. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 5 MELHORES FILMES SOBRE VIAGEM ESPACIAL

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

RAÚL JULIÁ (1940--1994) - vale a pena lembrar