Curiosidades Cinematográficas: Oppenheimer (2023)



Por: Rudnei Ferreira 

No dia 16 de junho de 1945, depois de três anos de pesquisas e trabalho, era criada aquela que seria a maior arma de destruição em massa da história: a bomba atômica, que consequentemente seria lançada sob as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, no dia 6 de agosto de 1945, ceifando assim a vida de milhares de pessoas. Tal arma tão destrutiva e mortal foi concebida através do ambicioso Projeto Manhattan, tendo como um dos comandantes o físico Robert Oppenheimer (1904-1967). Todos os detalhes por trás do projeto, da criação da bomba e da vida controversa de seu criador são contadas na super produção cinematográfica "Oppenheimer", cuja a mesma é escrita, produzida e dirigida pelo talentoso Christopher Nolan (trilogia "Batman" / "Interestelar"/"Dunkirk"/"Tenet"). Confira agora, algumas curiosidades sobre o grande vencedor do Oscar  em 2024.


  • O filme tem como base o livro ''Prometeus Americano: O Triunfo e a tragédia de J. Robert Oppenheimer, lançado em 2005, sendo esse considerado a melhor e mais completa biografia do físico. Por gostar tanto da leitura, o diretor Christopher Nolan se entusiasmou em dirigir um longa sobre Oppenheimer e sua histórica criação. 
  • ''Oppenheimer'' marca a segunda produção assinada por Nolan que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. A primeira empreitada do cineasta pela história aconteceu em ''Dunkirk'', elogiado filme de 2017. 
  • Essa é a sexta colaboração do ator Cillian Murphy com o diretor Christopher Nolan. Os dois já haviam trabalhado juntos nos filmes ''Batman Begins'' (2005), ''Batman: O Cavaleiro das Trevas'' (2008), ''A Origem'' (2010), ''Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge'' (2012) e ''Dunkirk'' (2017). 



  • Pela primeira vez na história do cinema, ''Oppenheimer'' trouxe imagens preto e branco rodadas com uma câmera IMAX. Tal equipamento foi desenvolvido pela KODAK exclusiva para o cinema. 
  • Curiosamente, Nolan escreveu o roteiro do filme todo em primeira pessoa, como se fosse um diário escrito pelo próprio Oppenheimer. Na concepção do roteiro original, o diretor se refere ao protagonista com a palavra ''Eu''. Nolan começou a desenvolver o roteiro dessa maneira no verão de 2021. 
  • Como forma de ampliar e dar mais credibilidade ao realismo do filme, o diretor contratou cientistas de verdade como figurantes em algumas cenas do longa. 
  • Para mergulhar completamente e trazer o máximo de realismo nas telas para a figura de Robert Oppenheimer, o ator Cilliam Murphy seguiu uma dieta rigorosa para perder peso, chegando ao ponto de comer apenas uma amêndoa por dia. Era dito que ele nem saia para almoçar com os demais membros do elenco durante o intervalo das filmagens, tudo para não fugir dessa dieta. 



  • Poucos sabem disso, mas Christopher Nolan colocou a sua filha em uma das sequências do filme onde sua personagem é mostrada com marcas causadas pelos efeitos da bomba atômica. Tal sequência faz parte de uma visão ilusória do protagonista. 
  • É do conhecimento da maioria dos cinéfilos que Christopher Nolan sempre preferiu utilizar efeitos práticos em seus filmes ao invés de computação gráfica, optando por fazer tudo de verdade nas cenas, sendo que o CGI serve mais como um complemento. E em ''Oppenheimer'' não seria diferente. Para produzir a incrível cena da explosão da bomba atômica no longa, o diretor explodiu uma bomba real, só que em menor escala, no meio do deserto. Ou seja, o que vemos no filme é uma explosão real. É a pura magia do cinema em toda a sua glória! 
  • Embora seja uma mega super produção, Nolan concluiu as gravações de ''Oppenheimer'' em apenas 57 dias. Em comparação a outras obras do diretor como ''Dunkirk'', rodado em 68 dias e ''Tenet'', rodado em 96 dias, ''Oppenheimer'' foi um dos filmes com a menor duração de tempo para ser filmado. 


  • A história real nos conta que o verdadeiro Robert Oppenheimer se arrependeu amargamente da sua grande criação, já que sua intenção era acabar com a guerra de maneira pacifica. Infelizmente, não foi o que aconteceu e a tragédia de Hiroshima e Nagasaki permanece sendo uma das maiores calamidades já testemunhadas pela humanidade, infelizmente. 
  •   Com um elenco de grandes estrelas como Cilliam Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt e Florence Pugh, o filme traz as participações de cinco vencedores do Oscar. São eles: Casey Affleck, Rami Malek, Matt Damon, Gary Oldman e Keneth Branagh. 
  • ''Oppenheimer'' é, até o presente momento, o filme mais longo da filmografia de Nolan, com exatas 3h01m de duração. Até então, ''Interestelar'' (2014) era o mais longo, com 2h49m
  • aclamado pela crítica especializada, ''Oppenheimer'' conta com excelentes avaliações nos principais sites de cinema, como o Rotten Tomatoes (93% de aprovação) e o Metacritc. Também fez sucesso com o público, arrecadando quase 1 bilhão nas bilheterias mundiais. Tanto sucesso fez com que o filme também caísse nas graças da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, recebendo 13 indicações ao Oscar na edição de 2024. Saiu vitorioso em 7 categorias: ''Melhor Filme'', ''Melhor Ator'' para Cilliam Murphy, ''Melhor Ator Coadjuvante'' para Robert Downey Jr., ''Melhor Trilha Sonora'', ''Melhor Fotografia'', ''Melhor Montagem'' e ''Melhor Direção'' para Christopher Nolan. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 5 MELHORES FILMES SOBRE VIAGEM ESPACIAL

RANQUEANDO O UNIVERSO "INVOCAÇÃO DO MAL"

RAÚL JULIÁ (1940--1994) - vale a pena lembrar